1º Ano B trabalha oralidade para aperfeiçoar à escrita - Colégio Pio XII

Notícias

A Produção de Textos não acontece apenas quando há o registro escrito da ideia. Ela acontece, e muito, por meio da oralidade. O
tempo todo produzimos textos orais. Quanto mais os nossos alunos fazem isso,quanto mais organizarem as ideias para a construção de uma história, mais fácil será para eles, quando forem para o registro escrito. Lembrando que, no primeiro ano, nosso principal objetivo é formar o prazer pela leitura e pela escrita.

Acreditamos que se o professor redirecionar as atividades propostas em sala de aula, orientando seus alunos a refletir acerca de suas atitudes e ações ao escrever, a reconhecer a influência da oralidade em seus textos e a dominar estratégias para elimina-las, os alunos terão um instrumento a mais para dominar o padrão escrito atingindo, assim, as expectativas almejadas. Mas, para isso eles precisam de estímulos.

Quando tratamos dos alunos da Educação Infantil, ao trabalhar os estímulos orais que levam à escrita o professor poderá verificar os problemas que ocorrem como influência da oralidade e, conseqüentemente, poderá criar condições favoráveis para interferir positivamente na competência textual futura dos alunos.

Depois de trabalhar com vários estímulos e recursos na sala de aula a professora Maria Ângela, do 1º Ano B, usou esta atividade vidade com seus alunos para eles soltarem a imaginação e desenvolverem ainda mais a oralidade uma imagem onde eles tiveram que colorir, recortar e montar a cena. Logo em seguida, cada aluno escreveu a sua história. O resultado foi surpreendente e encantador. A professora Maria Ângela ficou super feliz com tantas ideias lindas que seus pequenos apresentaram. Qual professora não ficaria, não é mesmo?! Parabéns turminha!