A Educação Infantil tem sua estrutura curricular norteada pelo trabalho com as diferentes linguagens (consideradas como diferentes maneiras de expressão da criança) e com a brincadeira, consideradas fundamentais para o pleno desenvolvimento da criança de 0 a 5 anos em seus aspectos cognitivos, motores, sociais e afetivos.
Muitos pesquisadores da Pedagogia têm discutido a respeito da “alfabetização científica” ao alcance de todos os alunos desde a primeira infância, de forma que esse ensinoe tenha por objetivo levar os alunos a se alfabetizarem cientificamente, preparando os nossos jovens para uma participação ativa na sociedade.
Nós consideramos importante que o ensino de Ciências da Natureza faça parte da educação escolar na primeira infância, já que desenvolve competências e linguagens para pensar variados fenômenos que ocorrem no ambiente e na vida cotidiana. Outro benefício é favorecer , concomitante, a articulação das multiplas áreas de conhecimento do currículo escolar (Matemática, História, Geografia, Língua Portuguesa, Arte etc.), além de incentivar o desenvolvimento cognitivo e estimular a curiosidade da criança tão natural na primeira infância.
Com base nessa pedagogia moderna, a Professora Stelamares Corrêa desenvolveu uma atividade com a turminha do 1° Período onde, utilizando materiais recicláveis, a classe montou um mini projetor para ver a projeção dos desenhos feitos por eles mesmos, a partir de uma fonte de luz. Foi uma experiência realmente enriquecedora.



