2ª Série do EM estuda trigonometria com o Kahoot! - Colégio Pio XII

A trigonometria é a parte da Matemática que estuda as relações existentes entre os lados e os ângulos dos triângulos. Com o passar dos anos, nossos alunos aprendem que ela também é usada em outras áreas de estudo como física, química, biologia, geografia, astronomia, medicina, engenharia, dentre outras.

As funções trigonométricas são as funções relacionadas aos triângulos retângulos, que possuem um ângulo de 90°. São elas: seno, cosseno e tangente. Para que os alunos da 2ª Série do Ensino Médio revisassem o conteúdo já ministrado, a Professora Josiane Flegler, fez umma dinâmica onde os alunos puderam estudar Trigonometria usando o aplicativo Kahoot, em uma estratégia pedagógica que torna o estudo muito mais interessante e fácil de assimilar.

Como todos nós sabemos, os jogos e quizzes são utilizados em salas de aula como formas de estimular a criatividade, o raciocínio lógico e melhorar o aprendizado dos alunos desde a infância até o Ensino Médio. A Kahoot!, utilizada nesta aula super especial, é uma das plataformas que auxiliam na criação destes conteúdos dinâmicos.

A dinâmica funcionou assim: eles foram divididos em grupo, sendo que cada grupo usava um celular aberto no aplicativo e tinha 50 segundos para responder cada questão. O grupo que fizesse mais acertos/pontos ganhava. As questões foram criadas pela aluna Isabela Meigre.