2º Ano B aprende subtração e adição usando massinha de modelar - Colégio Pio XII

A Professora Glezia Pimenta realizou uma atividade super criativa, com a turminha do 2⁰ Ano B, utilizando massinha de modelar na aula de Matemática. A mestra propôs que cada aluno formulasse continhas de adição e subtração com resultado superior a 10, trabalhando dezenas e unidades com pequenas bolinhas de massinha para auxiliar visualmente na resolução da conta, estimulando o Raciocínio Lógico.

A iniciativa da mestra em utilizar essa técnica deve-se a premissa de que a Matemática será mais facilmente aprendida se for ensinada de forma contextualizada, visto que os estudos relacionados ao aprendizado dessa disciplina mostram que quando nós inserimos os conteúdos matemáticos de acordo com o interesse e vivência prática dos alunos, eles absorvem mais fácil o conteúdo ministrado. E qual criança nessa faixa etária não ama as chamadas massinhas de modelar? Difícil ter uma que não goste, não é mesmo?

Assim, a chamada Matemática de Modelagem, usada na Educação Infantil principalmente e não apenas com as famosas “massinhas de modelar”, relaciona conhecimentos e materiais usados por eles no dia a dia aos problemas matemáticos. Essa proximidade com a realidade da criança proprociona uma quebra de paradigmas e a naturalização do conhecimento dessa disciplina, o que sabemos ser pertinente para que eles evoluam de forma mais fluída no aprendizado das questões matemáticas.

Nessa atividade a professora pode perceber a forma como as crianças reagem com facilidade ao exercício proposto , buscando pensar e agir , prever o que aconteceria caso errassem na conta proposta de forma a não apenas resolverem o exercíci – o que todos queriam, mas também já estruturarem o seu conhecimento. Impressionante, não é mesmo? Trouxemos algumas fotos deles compenetrados “solucionando” a atividade proposta. Esperamos que gostem.