2º Ano B estuda obra de Portinari e de Heitor dos Prazeres - Colégio Pio XII

Para nós é importante que nossos alunos conhecam os principais nomes e obras de artistas brasileiros reconhecidos mundialmente. A sensação de pertencimento e capacidade artística que nossos alunos sentem quando estudam um nome de sucesso internacional, é indescritível. Eles realmente ficam encantados por saber que outros brasileiros, que um dia foram brasileirinhos como eles, são capazes de produzir tanta beleza. E sim. Serem reconhecido no mundo todo pela sua arte. Quem não se orgulharia, não é mesmo?

A turminha do 2 ano B, da professora Glézia Pimenta, no decorrer do primeiro trimestre as obras de Candido Portinari e Heitor dos Prazeres. Eles aprenderam que  Portinari foi um importante artista plástico brasileiro da fase modernista e que reconhecido mundialmente, recebeu diversos prêmios e participou de inúmeras exposições.Além da pintura, Portinari também se dedicou à ilustração, gravura e à docência, sendo professor de artes plásticas.

Eles também estudaram sobre Heitor dos Prazeres que foi um grande compositor e pintor. Eles conheceram um pouco sobre a importância desse nome da cultura popular brasileira que era descendente de negros baianos  que migram para o Rio de Janeiro. Esse artista, também reconhecido mundialmente, embora pouco reconhecido no Brasil, retrata na pintura as rodas de samba, as favelas,  os bailes e as festas populares, a partir de cenas do cotidiano da população negra no subúrbio da cidade onde cresceu.

Os nossos alunos ficaram encantado com os traços e belezas de suas obras. Para fechar o ciclo de aprendizado do primeiro trimestre, a turminha teve uma tarde prazerosa de pintura livre utilizando tintas e colas. O importante nesta atividade, foi explorar a criatividade de cada aluno sem uso de lápis e pincéis, além de compartilhar momentos em atividades e materiais em grupo. Vejam algumas fotos de nossos mimos!