2º Ano A desenvolve atividade da Escola da Inteligência: "Caixa das Emoções" - Colégio Pio XII

A dinâmica Caixa de Sentimentos, também conhecida como Caixa das Emoções, é uma atividade que ajuda no desenvolvimento de competências socioemocionais, entre elas, o autoconhecimento, a partir da identificação de emoções como alegria, tristeza, raiva e medo. De acordo com a nossa parceira Escola da Inteligência, ela pode ser aplicada individualmente ou de forma coletiva, provocando reflexões plurais entre os participantes. Com essa mesma versatilidade, pode ser explorada de forma gradativa, ou seja, inicialmente com os sentimentos mais básicos e, posteriormente, com mais variações.

As reflexões da dinâmica Caixa ajudam a gerar aprendizados valiosos. Isso porque, a partir dela, os alunos podem começar a compreender a relação entre suas emoções e a reação que ela causou.Al ém da reflexão pessoal, também é possível trazer outros pontos de vista socioemocionais, como a forma que a atitude tomada impactou outros indivíduos do grupo e a percepção desses sentimentos e das reações nos outros, com a possibilidade de exercitar a empatia, a comunicação, entre outros elementos.

De forma lúdica a tia Sandri Gratz trabalhou, com a turminha do 2º ano A, a “Caixa Das Emoções” de forma que seus alunos pudessem entender a dinâmica. Isso foi feito a partir da identificação de emoções simples como alegria, tristeza, raiva e medo. Super demais, não é mesmo!? Ano que vem essas crianças darão mais um passo para entenderem o que se passa com eles e no decorrer do processo, desenvolverem formas de lidar positivamente com todas as emoções. Afinal, Inteligência Emocional é justamente isso!