4º Ano aprende Ciências e Matemática fazendo pão caseiro - Colégio Pio XII

Quem gosta de pão aí levanta a mão!🙋🏼 A atividade de culinária, presente nas escolas de Educação Infantil, é por natureza uma experiência de misturar ingredientes, perceber e acompanhar transformações:farinha e leite que viram massa, óleo e açúcar que viram biscoitos, massa que assa ecresce, massa que muda de cor e forma quando sai do forno ou do liquidificador.

Muitas coisas sobre preparação de alimentos e principalmente sobre transformação: a ação de líquidos sobre substâncias secas, a ação da
temperatura sobre as substancias, a ação das mãos com força e movimento sobre as massas…Foi ensinando aos alunos do 4⁰ Ano a fazer essa delícia que a professora Geany Tainan trabalhou na disciplina de Ciências o conteúdo Misturas e Texturas: nesse delicioso experimento, eles aprenderam sobre misturas homogêneas e heterogêneas e, também perceberam as diferentes texturas no processo de fazer o pãozinho.

De acorrdo com a Pedagogia preconizado pela Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil, do Ministério da Educação, para essa faixa etária, conhecer as diferentes texturas (ásperas ou lisas, duras ou moles, quentes ou frias) e as sentin com suas próprias mãos ajuda no do desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e também emocional dos nossos pequenos estudantes.

Além disso, nessa experiência e em muitas outras que realizamos em nosso colégio, os alunos também se deparam, frequentemente, com conhecimentos matemáticos (contagem, ordenação, relações entre quantidades, dimensões, medidas, comparação de pesos e de comprimentos, avaliação de distâncias, reconhecimento de formas geométricas, conhecimento e reconhecimento de numerais cardinais e ordinais etc.

A professora Geany Tainan promoveu essa experiência na qual seus alunos puderam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações. Assim, ela criou oportunidades para que eles ampliassem seus conhecimentos do mundo físico e sociocultural de formma que possam utilizá-los em seu cotidiano. Afinal, o resultado dessa atividade, além do aprendizado interdiciplinar, foram deliciosos pães caseiros que eles degustaram ainda quentinhos e, que podem reproduzir em suas casas com o auxílio de um adulto da família. Hummm, ficamos com água na boca. E vocês?