4º Ano estuda sobre o Ar - Colégio Pio XII

Sabemos todos que o ar é uma mistura de gases que compõem a nossa atmosfera, e a presença dele é essencial para o ser humano e todos os demais seres vivos. Não podemos ver, apenas sentí-lo.

Em uma das aulas de Ciências, nossas crianças do 4º Ano do Ensino Fundamental foram ao Laboratório de Ciências do Colégio estudar e ver,  na prática, tudo o que aprenderam sobre o ar dentro da sala de aula, com a Profª Ranieli Alves. Para melhor conhecimento dos alunos e para que o entendimento ficasse de forma mais clara, os alunos tiveram a sempre benvinda presença da Professora de Ciências Raquel Araújo nessas experiências. Para que ocorresse da forma desejada, com uma simples seringa foi possível sentir a presença daquele elemento que nos mantém vivos: o ar. Os alunos conseguiram sentir a presença dele no ambiente, quando o êmbolo é puxado e o ar entra no corpo da seringa, e logo após, pressionado pelo mesmo êmbolo, sai de forma rápida.   As crianças puderam sentir a presença do ar saindo pela ponta da seringa.
20150618042413 (1) IMG_7719 IMG_7724

Foi feita, também, uma experiência com fogo, onde a Profª Raquel mostrou aos alunos que com o calor as partículas do ar se afastam, e com isso se forma o vento.

Essa aula foi um show de aprendizado!

Vejam as fotos aqui.