4ºs Anos confeccionam máscaras a partir de suas experiências pessoais - Colégio Pio XII

Com o objetivo de pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das Artes das Máscaras visuais tradicionais e contemporâneas, de diferentes épocas, estéticas e cultura, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar o repertório imagético de cada um, os alunos d dos 4⁰s B e C, ao estudarem a proposta desenvolvida na apostila de Artes, que versava sobre as máscaras africanas dos povos Iorubá – Nago, fizeram suas próprias máscaras

Só que para incrementar a atividade a professora Penha Pompermayer, depois de explicar a matéria, propôs que eles realizassem, como tarefa de casa e em família, a confecção de uma máscara que representasse um acontecimento específico e marcante da vida de cada um e apresentassem individualmente para os colegas. A professora propôs essa atividade por entender que a Arte, desinteressada, distante da vida comum e cotidiana, é desinteressante como experiência estética efetiva, sendo boa somente por lembrar que em sua origem ela participava dos modos de ver e de sentir dos indivíduos que a fizeram.

Nossa mestra sabe que a compreensão da experiência estética verdadeira passa pela consideração de seu “estado bruto” quanto às formas de ver e ouvir como geradoras de atenção e interesse dos nossos alunos. E principalmente, como é importante que eles tragam suas vivências pessoais, e em família, para cada releitura que façam. Nessa abordagem a professora falou sobre a importância da Arte na vida das pessoas e como o conceito de Arte é diferente de acordo com a cultura de cada um, dando ênfase especial ao respeito à diversidade das produções dos diferentes povos, em diferentes períodos de nossa história.

Nós sabemos que as criações artísticas de nossos alunos, desde a Educação Infantil ao Ensino Médio, fazem com que nossos alunos desenvolvam melhor suas competências sociais, artísticas e culturais. Outro ponto importante é que essas criações desenvolvem a criatividade de nossos estudantes, sendo esta uma característica muito valorizada em todos os setores da nossa sociedade: do mercado de trabalho a vida pessoal, a criatividade é uma característica cada vez mais apreciada. E nesse quesito, os alunos dos 4ºs anos não decepcionaram. Vejam cada criação linda. Os depoimentos foram emocionantes! Parabéns as turmas, seus familiares e a professora pela proposta inovadora!

Foram tantos depoimentos lindos que ficamos emocionados. Confiram as fotos!