5º Ano A realiza atividade que ensinou o respeito às escolhas no futebol - Colégio Pio XII

Em uma verdadeira lição de cidadania os alunos do 5⁰ Ano A, orientados pela professora Danubia Stein, em uma atividade interdisciplinar que uniu Educação Socioemocional e Português, usaram como tema os times de futebol para aprenderem a analisar, argumentar e respeitar as opiniões do outro, por mais diferentes que fossem das suas preferências pessoais.

Nesse caso, a Professora usou o conceito de interdisciplinaridade que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas, ou áreas do conhecimento, associando o que é comum entre elas, e usou para trabalhar a produção textual, a oralidade dos alunos , suas capacidades de análise, para a partir daí mostrar que o respeito pode e deve exitir entre os alunos.

Segundo a mestra, essa interação entre Português e Educação Socioemocional permitiu com que os alunos pudessem não só aperfeiçoar seus textos e oratória, mas também conversarem sobre o respeito ao próximo quee é tão essencial para uma convivência harmônica em sociedade. O toque mágico da professora foi incluir esse tema que é paixão nacional: o futebol.

“Por meio desse exercício onde eles escreveram sobre seus times, expuseram oralmente o motivos de suas escolhas, foi possível mostrar a eles que todos têm o direito de torcer para o time que desejarem e que todos devem ter suas escolhas respeitadas. Não importa se o colega é Flamengo ou Vasco, o que importa é que cada um faça a sua escolha, pelos seus motivos únicos, particulares, e tenham essas escolhas respeitadas pelos demais”, afirmou Danubia Stein.

Em um momento em que vemos tanta violência entre algumas torcidas de futebol no Brasil, e no mundo, trabalhar essa temática se torna essencial para que nossos alunos cresçam sabendo escolher o que é certo, ou seja, escolhendo a vivência pacífica em todos os âmbitos da sociedade em que vivemos. Parabéns turminha, parabéns professora. Vocês “bateram um bolão” nesta atividade. Com certeza deram um passo a mais no caminho da cidadania plena, no caminho de se tornarem grandes torcedores e excelentes seres humanos.