6º Ano A se prepara para nossa Feira Empreendedora que será realizada dia 12/11 - Colégio Pio XII

Os alunos do 6° ano A, orientados pela professora Sigrid Costa, estão produzindo os próprios produtos e serviços para a Feira Empreendedora que acontecerá no dia 12/11 no Colégio Pio XII. Essa proposta faz parte das aulas de Educação Financeira e Empreendedorismo, no qual a Mestra mostra meios de confecção dos próprios materiais e a capacidade de desenvolver materiais sustentáveis e rentáveis.

Nós acreditamos que a Educação Empreendedora, passa pela compreensão do conceito em si. Isso porque as práticas vão além do empreendedorismo de negócios disseminados em muitos estudos e mais conhecido a partir do senso comum. Desstacamos que o empreendedorismo não deve ser tratado como uma matéria ou área do conhecimento isolada. É muito importante compreender o empreendedorismo como uma competência e o seu desenvolvimento demanda práticas interdisciplinares.

Partimos do princípio que empreender na escola fará parte do preparo dos nossos alunos tanto para a sua vida profissional quanto para a pessoal, independente de qual seja o seu projeto de vida. Mas como isso é possível? A resposta está no que fazemos em nosso colégio: desenvolvimento de uma prática educacional pensada a partir de competências essenciais. A BNCC traz essa proposta, inclusive com a definição de 10 competências gerais que devem fundamentar as práticas pedagógicas ao longo de toda educação básica.

De acordo com as diretizes, o trabalho a partir de competências possibilita a efetiva mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, além da criação de um pensamento crítico e uma visão mais humanizada na hora de criar soluções para os problemas encontrados.
Dessa forma, aplicar o empreendedorismo na educação é fundamental para a formação de estudantes que sejam capazes de colocar ações em prática, com uma preocupação mais abrangente sobre os impactos que elas poderão trazer à sociedade. Aqui a matéria de Empreendorismo tem atividades interdiciplinares com as matérias: Educação Financeira, Artes, Música, Matemática, Português, Oficinas de Artesanato, História e Geografia.

JO trabalho que vem sido desenvolvido pelo 6º Ano A está ficando espetacular. Temos certeza de que será assim também com as outras turmas, dos três segmentos educacionais. Com os corações cheios de expectativas positivas, já estamos ansiosos para nossa Feira Empreendedora e temos certeza que as turmas irão nos surpreender com seus trabalho!