6º Ano aprende Matemática com jogos eletrônicos - Colégio Pio XII

Aqui no Colégio Pio XII procuramos, sempre que possível, inserir  jogos de forma pedagógica por sabermos que essa inserção  propicia o desenvolvimento de habilidades, bem como auxilia no processo de aprendizagem de conceitos matemáticos, permitindo um caminho de construção do conhecimento que vai da imaginação à abstração de ideias, mediadas pela resolução de problemas.

Nas aulas de Matemática, os jogos ajudam a criar contextos de aprendizagem significativos. Mas é preciso acertar na escolha e compreender como os alunos se relacionam com o jogo e se o mesmo é adequado para o segmento.  Isso porque hojeos adolescedntes vêm mais e mais demonstrando uma mudança de perfil em relação há alguns anos atrás, devido às novas tecnologias que se encontram a disposição de todos, da grande quantidade de informações que essas crianças recebem diariamente, através principalmente da televisão e da internet.

É  buscando nos adequar também a esse novo perfil de estudante, precocemente maduro quanto à realidade da vida, que precisamos trazer  ferramentas para dentro da sala de aula que sejam relacionadas ao seu cotidiano, visando adequar a construção do conhecimento ao contexto no qual  nossos alunos estejam inseridos.

Por ter ess premissa como base, o professor de Matemática, Kleber Monteiro, preparou uma aula mais do que divertida para a turma do 6º Ano: usar a plataforma de jogos Friv pra poder inspirar os alunos e possibilitar que eles analizassem e praticassem as possibilidades, jogabilidade e lógica em cada jogo proposto. Uma aula incrível e necessária!