Alunos do 2º Ano B confeccionam "birutas" em aula prática sobre o elemento Ar - Colégio Pio XII

As crianças precisam, desde cedo, estar em contato constante com diversas experiências construtivas. Dentre elas, para o segmento da Educação Infantil destavamos a descoberta dos quatro elementos da natureza: água, terra, ar e fogo.Como nossa escola é um espaço que preserva a natureza, percebemos neles a curiosidade para com alguns elementos que podem os auxiliar em seus processos de aprendizagem.

Na Educação Infantil, o ensino deve estar conectado ao tempo da criança, assim como as propostas devem ser do seu interesse e permear seu cotidiano, visto que “as crianças são sinestésicas, ou seja, todos os seus sentidos estão despertos a cada momento. Estas são chamadas por aquilo que lhes interessa, por uma curiosidade que as coloca em movimento”.

Acreditamos que quanto mais tivermos escuta e abertura com nossos pequenos alunos, propondo situações em que eles sejam protagonistas, tanto mais contaremos com o envolvimento e alegria de cada menino e menina nas atividades escolares. Afinal, propor experiências que proporcionam o saber é nosso papel enquanto educadores. Defendemos que trabalhar com elementos da natureza possibilita ampliar as visões, repertórios econhecimentos dos estudantes, sendo de grande significado principalmente para as criança menores.

Dentro dessa perpectiva trabalhamos diversas propostas, todas ricas e simples, de acordo com o interesse de cada aluno, favorecendo e enriquecendo o seu desenvolvimento cognitivo e corporal. Baseada nessas premissas a professora tia Glezia Pimenta orietou seus alunos do 2° Ano B, para que confeccionassem uma biruta para colocar em prática, em nosso belo e arborizado pátio, o aprendizado realizado em sala sobre os quatro elementos.

A biruta de vento é encontrada, normalmente, em aeroportos e heliportos para indicar o sentido de deslocamento vento (elemento Ar). O resultado foi maravilhoso com nossos pequenos colocando todo o conhecimento adquirido sobre esse elemento nas birutas e tendo uma aula prática interativa, divertida e de muitas descobertas!