Aos nossos mestres e mestras a nossa homenagem pelo Dia do Professor - Colégio Pio XII

Nós acreditamos que devemos aproveitar todas as oportunidadse para refletir sobre o assunto o Dia do Professor e de homenagear essas mulheres e homens que escolheram essa profissão, dedicando suas vidas à continuidade da educação. Aqui nós carinhosamente os chamamos de mestres e mestras.

De perto acompanhamos seus esforços diários para ofertar o melhor a cada um de seus alunos. E sabemos que muitas vezes essa não é uma tarefa fácil. Pelo contrário. É um exercício diário de amor ao próximo.Nessa semana aproveitamos para conscientizar nossos alunos sobre a importância dos professores. Ensinamos a eles que esse dia faz parte do calendário brasileiro há muitos anos e que a escolha do 15 de outubro se deu devido ao fato de ter sido nesse dia que o Dom Pedro I decretou uma lei que criava o Ensino Elementar no Brasil, em 15 de outubro de 1827.

A partir disso, todas as cidades brasileiras e até os pequenos vilarejos deveriam ter suas escolas para educar a população. Além disso, o decreto abordava um ensino descentralizado e alguns pontos sobre as condições de trabalho dos professores. Mesmo com essa referência histórica, os professores demoraram muito a ter sua data comemorada. A informação mais precisa é que apenas cerca de 120 anos depois, em 1947, um professor paulista chamado Salomão Becker propôs uma confraternização na escola em que trabalhava. Aproveitar a homenagem seria uma boa ideia para conseguir uma breve folga no segundo semestre letivo.

A proposta da celebração foi um sucesso e várias outras escolas passaram a fazer algo semelhante. Então, no governo de João Goulart, em 1963, foi assinado um novo decreto federal (de número 52.682) instituindo o feriado escolar e a recomendação de comemorar o Dia do Professor para enaltecer a função dos mestres.

Com essas pessoas maravilhosas realizamos todos os anos uma festa para celebrar essa data tão importante. Para que eles sintam o quanto são importantes e para relaxarem um pouco. Afinal, ninguém é de ferro, não é mesmo? Aproveitamos para mais uma vez os enaltecer e agradecer. Que vocês possam continuar a ser esses professores maravilhosos que temos o orgulho de chamar de colaboradores!