Associar natureza com apredizado, alegria e diversão: só no Pio XII! - Colégio Pio XII

O pátio da nossa escola encanta todos que aqui visitam e as faz pensar: “Aqui meu filho terá bastante espaço para correr e brincar”. Sim, e para aprender também! Nossos professores são orientados a realizar atividades e dinâmicas fora da sala de aula para que nossos alunos aproveitem ao máximo todo o espaço aberto em nossa escola, assim como a Biblioteca, Informática, Laboratório de Ciências, etc.

Todas as escolas, no retorno das atividades normais, tiveram que se adaptar para prevenir e proteger seus estudantes contra a contração do Covid19. Para nós, as atividades fora da sala de aula sempre foram decorrentes e parte da vivência escolar dos nossos alunos, mas quais são os benefícios de uma atividade em área externa?
Iremos começar esta resposta com outra pergunta para você: Quais são as melhores memórias da sua infância? Provavelmente das brincadeiras ao ar livre, onde, sem perceber, você já estava aprendendo as competências de vida essenciais, como o trabalho em equipe, a resolução de problemas e a criatividade. O objetivo das aulas no pátio é integrar nessas memórias os momentos de aprendizagem vividos na escola.

Com auxílio da natureza e do espaço aberto, fazemos com que os estudantes associem o momento de estudo às lembranças conectadas à diversão e felicidade, trazendo um novo entendimento do estudo, além de beneficiar a saúde com o aumento da vitamina D e da imunidade, devido à exposição do sol. Segue um registro feito esse mês: enquanto nosso professor de Educação Física, Robson Mauro da Silva, junto da auxiliar Mariane Brum, passavam uma atividade de psicomotricidade para os alunos do Segundo Período, a professora Taíse Muller aplicava uma atividade de Geografia, na própria apostila, para a turma do 5º ano B.