Aula prática de Ciências encanta turmas do 4º Ano - Colégio Pio XII

A aula prática no ensino da Ciência é de fundamental importância pois permite ao aluno melhor compreensão do conteúdo teórico abordado em sala de aula. É nesse tipo de aula que os estudantes aprendem a prática investigativa, o que possibilita a eles buscarem por si e pela interação com seus colegas e professora o conhecimento, interagindo e adquirindo um hábito de pesquisar, refletir, questionar e buscar soluções para as dúvidas que têm sobre a matéria.

Nesse trimestre as  turmas do 4º Ano A, B e C estudam na disciplina de Ciências as células. Em sala de aula elas aprenderam qu as células são unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Por isso, estudamos essas estruturas na escola, com a intenção de compreendermos melhor o funcionamento do nosso próprio corpo e da natureza.

Eles já sabiam que as células são estruturas pequenas,  complexas, mas que  todas elas possuem três componentes básicos: a membrana plasmática, o citoplasma e o material genético. Eles também aprenderam sobre as células procarionte e eucarionte e suas diferenças: as procariontes são aquelas que não possuem um núcleo definido envolto por membranas e a eucarionte apresenta um núcleo delimitado pelo envoltório nuclear, possuindo, portanto, uma proteção ao seu material genético.

Este estudo se tornou muito mais dinâmico e interessante para nossos alunos essa semana que, lecionados pela Professora Geany Tainan, observaram as células e suas características através do uso de um microscópio, localizado no nosso Laboratório de Ciências. A aula prática trouxe uma melhor compreensão das explicações dadas em sala de aula, elevando o patamar de aprendizado dos alunos. Demais, não é mesmo? Saíram verdadeiros mini-pesquisadores, cientistas do futuro! Vejam as fotos!