Capoeira momento fofura: aulinha da Creche Pio XII! - Colégio Pio XII

Já fazem alguns anos que ofertamos a Capoeira como atividade da grade curricular do nosso turno Integral e extra-currilcular para os demais alunos do colégio. Essa mistura de arte marcial, esporte, dança e música é um dos maiores símbolos culturais do Brasil. Mesmo antes da BNCC e a Lei 11.769 de 2008 preconizar que as culturas africanas e indígenas fossem trabalhadas na escola, nós já deenvolvíamos esse trabalho.

Nós acreditamos que essa modalidade se destaca porque a criança que pratica Capoeira infantil aprende não apenas a jogar como também a cantar e a tocar. Além disso, o jogo de Capoeira também aprimora o controle emocional, estimulando a observação e a defesa, quando necessária, ao contrário de incentivar a agressividade e a violência.

A Capoeira também ajuda de inúmeras maneiras o desenvolvimento infantil, tanto de meninos quanto de meninas. Veja os principais benefícios: difunde o valor da defesa – e não do ataque; ajuda na formação moral; desenvolve e amplia a cognição; desperta a curiosidade infantil; promove o desenvolvimento físico; estimula o controle emocional e combate as inibições tão comuns na infância e adolescência.

Essa atividade auxilia a criança a familiarizar-se com a imagem do próprio corpo, pois os exercícios envolvem todas as partes do corpo, inclusive contando com a aquisição de gestos que são associados a uma cadência rítmica em dinâmicas que fortalecem a integração dos envolvidos. Também ajuda no amadurecimento das noções tempo-espaço, além de desenvolver, cada vez mais, uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.

Assim, a capoeira auxilia na ampliação das diferentes qualidades físicas e dinâmicas do movimento, melhorando a condição do andar, correr, pular, equilibrar, rolar, além de trabalhar força, velocidade, resistência e flexibilidade, aliado a um suporte lúdico, que é fator preponderante para a prática da modalidade. A capoeira infantil promovem além de tudo uma melhora nas relações interpessoais, ajudando desde crianças muito introspectivas até aquelas com problemas de hiperatividade.

Hoje trazemos para vocês nossos pequenos da Creche Pio XII fazendo uma aulinha de Capoeira. É muito amor de nossa parte e muita fofura da parte deles. Vejam nossos pequenos capoeiristas!