COISAS QUE SÓ A CIÊNCIA EXPLICA - Colégio Pio XII

Nossos alunos do 6º Ano fizeram uma experiência em nosso Laboratório de Ciências. Durante a experiência a Profª Laís Caneva ensinou sobre as mudanças de estados físicos da água, utilizando gelo, sal e uma lata.
IMG_6247 IMG_6248 IMG_6256

O gelo e o sal foram colocados na lata de alumínio. Os alunos observaram a lata por 15 minutos. Enquanto os alunos observavam a lata com gelo, a Profª explicou que o sal diminui o ponto de fusão do gelo, ou seja, o gelo derrete mais rápido com o sal. A temperatura de fusão do gelo puro acontece a 0ºC, mas quando adiciona o sal, o gelo derrete a -5ºC.
IMG_6258

Durante a explicação os alunos observaram a condensação do vapor de água na parede da lata, já que a temperatura da lata estava mais fria que a temperatura do ar.
IMG_6265 Os alunos amaram a experiência.

Vejam as fotos no álbum.

• Professora Penha Pompermayer

Que saudades!