CONHEÇA AS OBRAS LITERÁRIAS ADOTADAS NO ÚLTIMO TRIMESTRE - Colégio Pio XII

Nesse último Trimestre do ano letivo, os alunos do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio tiveram contato com várias obras literárias, desde clássicos da literatura nacional e mundial a obras atuais, abordando temas dos mais diversos.
IMG_1344O 6º Ano fez uma viagem à Espanha e conheceu o “Cavaleiro da Tristíssima Figura”, Dom Quixote de La Mancha e sua amada Dulcinea Del Toboso. O 7º Ano leu a obra “Tanto faz”, de Alan Oliveira, que conta a história de um jacaré abandonado na lagoa da cidade, e os interesses em torno do réptil: enquanto uns estão de olho na recompensa, outros sonham com deliciosos pratos que poderiam ser saboreados com a carne do animal e, ainda outros, querendo devolvê-lo ao habitat natural.
IMG_1364 IMG_1423O 8º Ano pôde discutir assuntos “de gente grande”: métodos contraceptivos, gravidez na adolescência, e aborto, com a obra “Menina Mãe”. Eles conheceram a história de Salma, uma menina muito nova que é obrigada a crescer e amadurecer ao engravidar precocemente. O 9º Ano conheceu a literatura realista de Machado de Assis com a obra “Dom Casmurro”.
IMG_1351A 1ª Série conheceu melhor a vida do poeta árcade Tomás Antônio Gonzaga e o Brasil dos inconfidentes ao ler a obra “Liberdade ainda que tardia”, de Álvaro Cardoso Gomes.   Já a 2ª Série leu uma adaptação em quadrinhos da obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas“, de Machado de Assis e, assim, pode conhecer melhor a obra que revolucionou a literatura da época: um narrador, Brás Cubas, resolve contar a sua vida depois de morto, apresentando a sociedade carioca do século XIX e todas as suas mazelas.

Agora é só aguardar 2015 para conhecermos várias outras jóias da literatura brasileira e mundial. Enquanto isso, a Profª Agenildes recomenda aos alunos que aproveitem suas férias para lerem bastante, pois “A PESSOA QUE  NÃO LÊ, MAL FALA, MAL OUVE, MAL VÊ”, como já dizia Malba Tahan.