Dia da Árvore é comemorado pelo 1º Ano A - Colégio Pio XII

Notícias

No Dia da Árvore a turminha do Primeiro Ano A, da professora Mariangela Balbino, fez lindas árvores em latinha. O objetivo da atividade foi ensinar as crianças a importância das árvores para a nossa existência e de outros seres vivos. E você, já plantou pelo menos uma árvore? Vamos lá pessoal! Natureza é vida com qualidade. Sem secas esem queimadas. As árvores melhoram a qualidade do ar, evitam erosões e fornecem sombra e abrigo para alguns animaizinhos, além de ajudar a reduzir a temperatura.
De acordo com o site Brasil Escola, o Dia da Árvore é comemorado no Brasil em 21 de setembro e tem como objetivo principal a conscientização a respeito da preservação desse bem tão valioso. A data, que é diferente em outras partes do mundo, foi escolhida em razão do início da primavera, que começa no dia 23 de setembro no hemisfério Sul.

Qual a importância da árvore?

A árvore é um grande símbolo da natureza e é uma das mais importantes riquezas naturais que possuímos. As diversas espécies arbóreas existentes são fundamentais para a vida na Terra porque:

  • aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração;
  • evitam erosões;
  • produzem oxigênio no processo de fotossíntese;
  • reduzem a temperatura;
  • fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais.

Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira.

Além de produzirem alimento, as árvores também possuem outras aplicações econômicas. A madeira por elas produzidas serve como matéria-prima para a criação de móveis e até mesmo casas. A celulose extraída dessas plantas, principalmente pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam aplicabilidade na indústria farmacêutica por possuírem importantes compostos. ( via https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-arvore.htm)

Veja as fotos lindas da turminha!