Em atividade interdiciplinar 2º Ano B aprende que todos os seres vivos precisam de moradia - Colégio Pio XII

Notícias

A turminha do 2 ano B, orientada pela Professora Glezia Pimenta trabalhou em suas avaliações desse trimestre, os tipos de moradias e em especial, a moradia das aves. Com materiais retirados da natureza, os alunos reproduziram ninhos de passarinhos e confeccionaram uma história coletiva com pinturas, utilizando tinta guache e reproduzindo as aves com folhas secas coletadas no nosso Pátio.
Nestas aulas, foram possíveis trabalhar a conscientização do meio ambiente e a importância de ter uma moradia, seja ela, para os humanos ou para os animais. Isso porque a professora ensinou que não só os humanos são ótimos contrutores, mas muitos outros animais também tem esse dom. Eles viram que, resguardada as diferenças entre as espécies, os passaros também cuidam com todo carinho e dedicação da construção de seus ninhos, principalmente para  proteger suas famílias, principalmente seus filhotes ou ovinhos.
Para deixar essa garotada ainda mais encantada, a Professora contou para eles que um dos animais que trabalham muito para construir um ninho confortável é o Beija-flor, mesmo aqueles bem pequenos. No caso desses pássaros, que são um dos símbolos do Espírito Santo, as fêmeas trabalham mais que os machos. Elas constroem os ninhos, chocam os ovos e ainda protegem os filhotes.Foi perceptível a carinha de supresa de muitos quando a professora mostrou que os ninhos dos beija-flores são pequenos,  feitos de grama, folhas, flores e musgo, e mesmo assim muito resistentes ao vento e às chuvas. Eles também aprenderam sobre um outro pássaro que faz um trabalho de gente grande na construção de sua  casa: o famoso João-de-barro, um pequeno pássaro de apenas 19 cm, mas com muita inteligência. O ninho do João-de-barro é feito em formato de forno e reza a lenda que ele é um passáro muito ciumento. Será?