Encontro de Pais destaca a importância do estar ao invés do dar - Colégio Pio XII

Já fazem muitos anos que o Colégio Pio XII tem uma parceria de muito sucesso com a Escola da Inteligência, do professor Augusto Cury. No dia 28 de abril nós realizamos mais um Encontro de Pais com palestrante que veio especialmente para conversar com as famílias do Ensino Fundamental 1.

Na ocasião foi trabalhado com as famílias as diversas formas educacionais  que podem contribuir para o crescimento emocional das crianças como  o não assertivo, as  formas de impor limites de modo que a correção  não seja visto como falta de afeto, dentre outras diversas formas de a família corrigir seus filhos, sem prejuízos ou danos emocionais. Pelo contrário.

O tutor da Escola da InteligÊncia ressaltou a imortância dos pais corrigirem seus filhos e filhas e, principalmente, a importância da família  estar sempre junta, tanto na parceria com a escola, tanto na vida pessoal. Nesse ínterim, a Escola da Inteligência destaca quea verdade deve ser sempre trabalhada com as crianças, de forma a fortalecer a relação de confiança e segurança familiar.

Um outro aspecto trabalhado foi o excesso de consumismo  e os prejuízos que o mesmo causa as nossas crianças. Nesse momento foi destacado para as famílias presentes que é muito melhor, muito mais saudável emocionalmente,  estar é melhor do que dar. Ou seja, não é produdito os pais tentarem substituir suas ausências enchendo as crianças com presentes.

Ter um tempo para a família é essencial para a família como um todo. É melhor o pai estarem presentes do que darem presentes. Um exemplo simples, mas muito interessante foi a mania que algumas famílias tem de levarem seus filhos a um fast food para lanchar.  O palestrante mostrou como é possível e mais saudável física e emocionalmente, fazer um sanduiche em casa e comer com as crianças. Que essas atividade, dentre outras, pode ser muito divertida, se configurando como um tempo de qualidade que as famílias passam juntas.

Para abrilhantar essa noite tão especial, as tuminhas da Educação Fundamental 1 confeccionaram lindos cartazes que versam sobre a importância da Família e a importância da parceria Escola &Família. Seguem as fotos para que todos apreciem e dois vídeos curtos da palestra: