A importância da Educação Física na Educação Infantil - Colégio Pio XII

Você ainda lembra de quando estudava e , nos dias chuvosos a aula de Educação Física era realizada na sala?  Quem nunca ficou frustrado quando o professor vinha com essa notícia?  Pois é, todo estudante, jovem ou criança, já passou por isso. E os pais e responsaveis também! E esse sentimento de insatisfação se dá porque a disciplina é vista, muitas vezes, como um momento para se distrair, se divertir e sair da sala de aula. Mas a Educação Física tem outras funções de extrema importância para a formação dos estudantes enquanto pessoas.

A Educação Física, muitas vezes, é considerada um momento de descontração e acaba sendo pouco valorizada. Mas ela segue uma grade curricular e funções que devem ser seguidas. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, documento oficial do Ministério da Educação, que determina as diretrizes para orientar os educadores em cada disciplina, os conteúdos trabalhados na Educação Física devem ser organizados em três blocos e desenvolvido em todo o ensino fundamental. São eles: Jogos, ginásticas, esportes e lutas; Atividades rítmicas e expressivas e Conhecimento sobre o corpo.

Juntando todos os ensinamentos s propostos pela Educação Física, a principal função é incentivar e estimular as crianças a praticar esportes, dançar, se movimentar para melhorar a qualidade de vida. A disciplina ajuda a desenvolver habilidades cognitivas e comportamentais. Através das atividades físicas, auxilia no combate a doenças ligadas ao sedentarismo, além de fortalecer músculos e articulações.

Mas a atividade não está ligada apenas a área física em si. A Educação Física é importante também para a formação social das crianças, pois além de contribuir com a autoconfiança, através de jogos e brincadeiras os alunos podem interagir e se socializar. E em todos esses aspectos nossos professores Robson Mauro e Márcia Amália Rosa são experts. Eles estão sempre desenvolvendo com os alunos, de todas as séries, atividades que cumpram as diretrizes da MEC e,que os incentive a prática de esportes e sociabilidade.

Nós separamos para vocês algumas fotos da creche e do 2º ano durante a aulas desses dois mestres tão amados por nossos alunos. Parabéns tia Márcia. parabéns tio Bob. Vocês são mesmo demais!