Início do Ano Letivo é sucesso total! - Colégio Pio XII

Depois de um merecido descanso os alunos, da Educação Infantil ao Ensino Médio, retornaram às atividades curriculares nos dias 1 e 2 de fevereiro. A garotada ainda estava meio enferrujada, então os professores voltaram a todo vapor para  colocar os conteúdos em dia.

Para a diretora pedagógica do colégio, Sol Favarato, o mais especial dessas primeiras semanas foi ver os alunos e suas famílias chegando à escola com os olhos brilhando. “Para nós é emocionante ver as crianças  e adolescentes sorrindo com os olhos. Ficamos todos muito felizes em receber nossos alunos.  Saber que as famílias nos confiam seu  bem mais preciso, é muito significativo para nós.”, afirmou a diretora.

Favarato ainda ratificou que a unidade de ensino está seguindo, desde o ano passado, todos os protocolos de biossegurança  exigidos pelo estado. Para tanto as salas de aula foram ampliadas e várias áreas foram revitalizadas para receber melhor os estudantes e todos os colaboradores do colégio.

Outro ponto destacado pela diretora, como fundamental para o bom início do ano letivo, foi a  Semana Pedagógica. Nela foram ministrados vários cursos e capacitações para os professores com foco em proporcionar o melhor ensino presencial, bem como o não presencial. Outro objetivo da Semana foi proporcionar melhorias aos professores para que estes tenham todo o suporte possível e assim, passar sempre o melhor para nossos estudantes.

Segundo a diretora  a escola tem mais alunos presenciais do que remotos. “Acreditamos que só estão em casa ainda as crianças que são do grupo de risco, ou que moram com familiares do grupo de risco. Percebemos que os pais  estão muito preocupados com o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Que sabem a contribuição e  a importância que o convício com outros estudantes  traz para a vida de seus filhos.”, salientou.

Para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, ocorreram diversas revisões de matérias. E para as turmas do Integral, Educação Infantil e Ensino Fundamental I foram realizadas diversas atividades para trabalhar a coordenação motora, a musicalização, a leitura, os reflexos, o corpo humano, o mundo dos animais e muito mais.

As novidades

Além das mudanças na estrutura física do colégio, bem como a capacitação para o corpo docente, o colégio investiu na melhoria no sistema de aprendizagem, com ênfase no sistema de verificação de aprendizagem. De acordo com a direção  pedagógica, em 2021 serão feitas mais verificações com o objetivo de aferir se os estudantes estão assimilando o conteúdo ministrado.

“Para tanto aumentamos a quantidade e periodicidade das verificações de aprendizado que são compostas por provas, simulados e trabalhos colaborativos. Até o ano passado eram quatro, a partir  desse ano faremos nove verificações de aprendizagem”, explicou Sol Favarato.

Para março a diretora prometeu uma surpresa super especial, que tem sido pensada com muito carinho. O que podemos dar de spoiler é que o projeto é muito legal e vai trazer noções de cidadania, honestidade e respeito. Fiquem atentos que logo traremos a novidade.

Pio XII sendo Pio XII
Mantendo a tradição e respeitando as medidas de segurança, fizemos nossa Acolhida para recepcionar nossos alunos e deixá-los mais confortáveis com essa nova fase de suas vidas. As turmas se divertiram muito e aproveitaram o momento para fazer novos amigos.
Esse ano, devido à pandemia da Covid-19, não pudemos fazer nosso tradicional Carnapio como nos anos anteriores. Para que não houvesse aglomerações, cada turma fez um Carnapio da sua maneira. Fantasias, máscaras e confetes marcaram o dia no Pio XII com muita alegria. O importante é que os estudantes conheçam as festas folclóricas do Brasil.