Maternal 2 desenvolve projeto Jardim das Sensações - Colégio Pio XII

A pedagofica moderna nos ensina que o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil depende das oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo mundo que as cerca. Sabemos que oferecer diferentes materiais aos nossos pequenis alunos é a forma correta de ampliar a capacidade de expressão delas e contemplar as inúmeras possibilidades que se apresentam diante das atividades que envolvem os cincco sentidos.

Por isso, desenvolvemos com nossas turminhas do Maternal o projeto “Jardim das Sensações” que proporciona para eles um leque amplo de possibilidades e experimentação. Quando oferecemos essas atividades que exercitam os sentidos, estamos possibilitando um desenvolvimento amplo e prazeroso onde nossos miudinhos ampliam a capacidade de explorar texturas, sabores, cheiros e cores de diferentes formas.

O “Jardim das Sensações” é norteado pelo princípio de que, através da exploração de diferentes tipos de materiais os pequenos ampliam a capacidade de expressão e o conhecimento do mundo. Os objetos e materiais disponibilizados aos alunos do Maternal proporcionam experiências diversificadas e novas descobertas.

Sendo que todas as atividades tem o objetivo de proporcionar o desenvolvimento das expressões e dos sentidos através de atividades lúdicas e da experimentação de diversos materiais. Explorar diferentes materiais observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio. Também são objetivos do projeto: observar as reações das crianças em cada estimulação do tato, paladar, olfato, visão e audição;explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais, motoras e movimentos de pressão, encaixe, rasgar e amassar; ampliar gradualmente o conhecimento do seu corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento e ajustar suas habilidades motoras e ajuda-los a deeslocar-se com segurança e destreza no espaço, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras.

A professora Elisângela Corcini, regente do Maternal 2, em mais uma fase do projeto Jardim das Sensações desenvolveu uma atividade on de as crianças prepararam, no dia anterior, os macarrões coloridos, todos foram tinjidos por eles mesmos rendendo muito aprendizado e, no dia 01 de setembro, as crianças puderam vivenciar várias formas, texturas e cores, unidas a uma atividade com copinho e pregador de roupas que desafiava a coordenação fina de cada um! Vejam que atividade maravilhosa!