Maternal 3 realiza atividade para aprimorar percepção sensorial - Colégio Pio XII

A percepção sensorial é uma função cerebral que envolve os sentidos — tato, paladar, olfato, audição, visão — o sistema vestibular e o proprioceptivo. Todos nós interpretamos o mundo e aprendemos através das sensações, assim como desenvolvemos habilidades cognitivas e afetivas. Nossos miudinhos do Maternal, que estão em período de desenvolvimento, precisam ainda mais de atividades sensoriais para poderem aprender com mais criatividade e consistência. Essas atividades estimulam a inteligência e contemplam todos os estilos de aprendizagem.

No Colégio Pio XII sabemos que somos “seres sensoriais” e adquirimos conhecimento através dos nossos sentidos e movimentos corporais e que a percepção sensorial nos permite conhecer através da experiência e influencia a aprendizagem dos nossos alunos desde a primeira infâancia.
as principais vantagens de estimular a percepção sensorial na escola.

Na Educação Infantil e na Creche desenvolvemos atividades que favoreçam a criatividade, usamos muito as fantasias nas brincadeiras que estimulam a percepção sensorial despertam a imaginação e permitem a criação de vínculos sociais. Acreditamos que por meio dessas atividades com estímulos podemos contribuir para que eles desenvolvam mais suas inteligências e também a identificação de deficiências nos sistemas sensoriais, visto que déficits sensoriais afetam a aprendizagem e dificultam a concentração.

Assim, ainda na Educação Inantil, os professores podem perceber deficiências e encaminhar as crianças para avaliação precocemente, o que favorece o tratamento. Isso é necessário porque na Educação Infantil a percepção sensorial desenvolve a coordenação motora, assim como a concentração e o desenvolvimento cognitivo. Isso sem falar que, como todo já sabem, a exploração e estimulação dos sentidos através de atividades lúdicas favorecem a aprendizagem e o desenvolvimento pleno das crianças.

Olhem que fofura essa atividade que a tia Lili fez com essa turminha linda do Maternal 3. Com objetivo de aprimorar a percepção dos sentidos, reconhecer as cores e desenvolver a coordenação motora, a professora propôs o uso de plástico bolha e tinta. A turminha amou a brincadeira e não se conteve em usar só os pés! Eles se lambuzaram de alegria. Vejam as fotos!