Projeto Cidadão ensina alunos a votar os preparando para o futuro - Colégio Pio XII

As professoras Penha Pompermayer e Danubia Stein vêm desenvolvendo, com as turmas dos 5⁰s Anos A e B, o Projeto Cidadão. O projeto começou a ser desenvolvido pela professora Penha em 2014 e tem como objetivo preparar os nossos alunos para exercerem, no futuro, os direitos de votar e serem votados, exercendo em plenitude sua cidadania.

Eles aprenderam um pouco da História Política brasileira: quando o voto foi instituído no país, quem são as pessoas que podem votar e serem votadas, a importância das eleições diretas e como funciona hoje no Brasil. Mas, sobremaneira, aprenderam a importância de escolher bem seus candidatos, pensando no bem-estar coletivo. Afinal, os escolhidos representam a todos os cidadãos de nossa nação.

Em uma atividade interdisciplinar, que englobou História, Português e Turing ( professor Márcio), os estudantes puderam viver momentos inesquecíveis onde aprenderam como funciona uma eleição, escolhendo se queriam ser candidatos ou votar. Para isso eles fizeram suas propostas, confeccionaram o próprio material de campanha com santinhos, slogan, jingos e defesa das propostas.

Para culminar esse momento super especial, eles puderam votar utilizando material semelhante ao usado em uma eleição governamental. Embora eles ainda não participem das eleições é muito importante que os alunos dos 5ºs Anos A e B entendessem todo o processo que envolve a constituição das lideranças públicas.

Acreditamos que esse projeto é essencial para que tenham uma formação sólida e de qualidade, com o conhecimento necessário sobre seus deveres e direitos como cidadãos brasileiros .Eles gostaram tanto do projeto que já achamos que, no mínimo, teremos um futuro senador ou senadora da República saídos dessas turminhas, hein! O nosso voto eles já têm! E o seu?!