Parceria Familia x Escola: Como tornar os momentos em família mais agradáveis? - Colégio Pio XII

familia_min_cbe-951573As pessoas estão trabalhando mais e levando atividades do serviço para casa. Quem nunca recebeu um e-mail do serviço no descanso do lar? O problema é que, se não conseguimos desligar, acabamos deixando os momentos em família um pouco de lado ou com menos qualidade. O jeito é encontrar um equilíbrio.

Segundo a psicóloga e terapeuta familiar Adriana Müller, o primeiro passo é fazer uma autoavaliação constante, as pessoas devem se perguntar como estão vivendo em família. O segundo é encontrar um jeito de fazer com que esse tempo seja vivido com mais qualidade.

As pessoas podem sugerir programas para serem feitos todos juntos. Mas é bom ficar claro que nem sempre as atividades vão agradar a todos. “Essas ideias só vão surtir efeito se forem combinadas antes e não forem forçadas”.

Adriana exemplifica que não adianta um pai perceber que está trabalhando muito e decidir chegar mais cedo para sair com os filhos adolescentes sem avisá-los, porque eles costumam ter programação nesses horários.

Se a família decidir ir ao cinema uma vez por semana, os membros podem combinar de, em cada ida, um escolher o filme.

Estreite os laços com a família!

Depende de nós
Decida proporcionar momentos em família. É importante que os programas sejam combinados.

Pergunte
O que agradaria a todos? O que o outro está sentindo falta?

Cumprimente
Diga um “olá” a todos logo que chegar em casa. O contato físico é importante: colocar a mão no ombro, dar um beijo, um abraço. Essas atitudes estão fazendo muita falta.

Converse
Pergunte como foi o dia das pessoas, e como estão.

Prepare o jantar em família. Envolver todos em uma tarefa fortalece vínculos.

Desligue-se
Reúna a família à mesa, com frequência, para a refeição – com celulares e tablets bem longe e TV desligada. É simples e não custa nada.

Outros temas
Converse sobre assuntos alheios à sua profissão.

Olho no olho
Converse olhando para a pessoa. Mantenha esse carinho. Faça elogios.

Fique atento
Procure agradar o outro. É importante saber do que ele gosta.

Ideias
Uma dica para os domingos é aproveitar o calçadão e as praias.

Benefícios
Viver momentos em família é muito importante para o desenvolvimento emocional e moral da criança e do adolescente, porque é uma convivência direta com as pessoas de referência.

Resultado
No fim das contas, há uma melhoria na qualidade de vida de todos, porque os vínculos afetivos da família são importantes para a autoestima, para o senso de pertencimento, de competência e faz com que as pessoas se sintam acolhidas.

Fonte: A GAZETA