SAÍDA PEDAGÓGICA: ZOO PARK DA MONTANHA - Colégio Pio XII

Sabemos da  importância da aula de campo em todas as disciplinas. Nos conteúdos trabalhados  nas aulas de Geografia, por exemplo, um dos objetivos é proporcionar aos alunos, a  partir da vivência, que eles se tornem mais críticos e participativos no meio em que vivem, entre outros. A  aula de campo tem a possibilidade de acabar com o conceito de que estudar é uma coisa chata e cansativa, a partir da oportunidade de oferecer aos alunos uma aula dinâmica, “viva”, de observação fora das paredes da sala, fomentando novos conhecimentos  a partir  do olhar, do viver, do estar presente no ambiente, bem ao jeito  “ver para crer”. E foi dessa forma que aconteceu a nossa saída pedagógica para o Zoo Park da Montanha.
SAM_0034 SAM_0097

Os alunos do 2º ao 5º Ano , acompanhados da Coordenadora Raquel Faioli e das professoras Penha Pompermayer,  Maghdielly Mombrini, Dyana Braga, Maianny Bergamin e Ranieli Alves.  conheceram esse  que foi o primeiro zoológico do nosso Estado, localizado no distrito de Rio Fundo, município de Marechal Floriano, e que  comemora o seu primeiro aniversário em setembro.

SAM_0050

Todos se encantaram com o grande viveiro de pássaros, onde o grupo pode entrar e se aproximar das aves, depois das  orientações de se manter disciplinados com os animais, não alimentá-los, e manter silêncio para não alterar a rotina das aves, embora saibamos o quanto esses bichinhos gostam de carinho.
20150825100243 (2) SAM_0016

Houve um momento em que afoito papagaio tomou a iniciativa e se aproximou um pouco mais dos alunos e dos professores, e até pegou carona no ombro do aluno Cesar Meneghini. Não é permitido tocar nos animais,  mas será que alguém disse isso para o “louro”?!
20150825100344

Segundo a nossa guia no zoo, os animais têm amplos espaços de vivência e o zoológico conta com cerca de 500 animais de 11 países.   São mais de 100 espécies, entre mamíferos, aves e répteis. Os animais que chamaram mais a atenção dos visitantes foram o lobo-guará fêmea, apelidado de Ana Hickmann, e o casal de onças pintadas, Zagaia e Café. Foram vistos também macacos, veados, cervos, cobras, antas e dezenas de espécies de aves, além do lindo e garboso leão Sansão.
SAM_0057 SAM_0062

Você não pode imaginar a euforia da meninada (e das professoras também!). “Selfies” com Sansão  foram uma das mais difíceis tarefas, mas não fiquem surpresos…eles conseguiram!!

20150825101810 (1) 20150825101810 20150825101811
Foram muitas experiências maravilhosas, mas não podemos deixar de registrar a visita ao Sitio da Família Lorenção, especializada em Socol (um antepasto especialíssimo), tomate seco e muitos outros produtos fabricados na propriedade.
DSCF1955 SAM_0118

Não tem como realizar essa visita sem ganhar uma abraço pra lá de carinhoso da  Tia Cacilda, como ela é conhecida na região. Ela relatou que aprendeu a fazer o original Osso Collo com a avó, que veio da Itália.
20150825102258

Nossos alunos sentirão saudades, mas sabemos que o Pio XII dará a eles  a oportunidade de vivenciar muitas outras aulas de campo tão interessantes e proveitosas quanto esta.   Então, quem sabe, voltaremos a encontrar a tia Cacilda com outras turmas, nos próximos anos!?!
DSCF1908

Clicando aqui você confere todas as fotos tiradas nessa impressionante aula de campo!