11º Sarau Literário mostra o talento e criatividade dos nossos alunos - Colégio Pio XII

Nosso 11° Sarau Literário, realizado no sábado (08/10) foi mais um evento de muito sucesso! Foi um dia recheado de emoções. Da Educação Infantil ao Ensino Médio nossos alunos esbanjaram talento e criatividade nas apresentações que tiveram temas variados. Nós entendemos que é muito importante que todos os segmentos participem desse evento que já é tradicional em nosso colégio. Afinal, apresentar essa diversidade de espetáculos é muito importante tanto para que todos aprendam um pouco mais sobre a diversidade cultural e a perceber e respeitar como os alunos de outras turmas pensam.

Nesse espetáculo de cores, sons e luzes, nossos alunos são incentivados a eles mesmos definirem o roteiro, as roupas, a cenografia, as coreografias e a logístiva de apresentação. E mais uma vez estamos muito orgulhosos das produções que foram exibidas. De releituras de musicais da Broadway aos contos de fadas o que vimos foi um show não só de talento, mas também de organização por parte dos estudantes do colégio. Os que não estavam em cena, estavam nos bastidores, na luz, no som ou mesmo prestigiando os colegas.

Há 11 anos realizamos esse evento para fomentar em nossos alunos o gosto pela cultura, pela arte em suas mais diferentes formas: teatro, música, dança e canto. Tudo isso a partir da Literatura, que é o viés condutor das apresentações. Os resultados no decorrer desses annos nos mostram que nos saraus ocorrem trocas de ideias entre os participantes, e, assim, nossos eventos possibilitam através dos diálogos que podem são estabelecidos entre a literatura e os problemas vivenciados pela sociedade, uma troca de ideias entre os estudantes.

A partir dos Ensino Fundamental 2 percebemos como essas trocas são importantes para eles. Como aprendem uns com os outros. Aprendem tanto que torçem pelas outras turmas, vibram muito com o sucesso das releituras que são feitas. Não podemos negar que é um evento que os fazem sentir cada vez mais que pertencem ao colégio. Que todos eles são da Família Pio XII. E o afeto é genuíno. Observamos em seus rostos o encantamento e a felicidade também com a apresentação das outras classes.

Todos esse contexto maravilhoso nos faz ter a certeza de que a iniciativa tomada há 11 anos atrás foi acertadíssima e que nos próximos anos continuaremos proporcionando aos nossos alunos e seus familiares esse espetáculo cultura tão importante para todos nós. Estamos muito felizes com o resultado. Parabéns aos alunos e aos professores, em especial a professora Agenildes Faria que é uma das mentoras desse evento soberbo. Na sequência algumas fotos para vocês apreciarem e relembrarem o quão especial foi, é, e sempre será o Sarau Literário do Colégio Pio XII: um espetáculo cultural e educacional da Família Pio XII.