Terceirão estuda figuras de linguagem - Colégio Pio XII

Figura de linguagem. Como decorar os nomes “Sinestesia”, “Catacrase”, “Eufemismo”, “ironia” e aprender o que cada um significa? A professora de Gramática, Lorrayne Souza, trouxe uma forma mais descontraída para nossos alunos da 3ª Série do Ensino Médio aprenderem este conteúdo tão importante para o futuro deles.

Os estudantes foram separados em dois grupos: enquanto a mestra reproduzia uma música popular, os alunos se atentavam à figura de linguagem presente e disputavam uma pequena corrida onde o vencedor poderia responder qual era a classificação usada. Foi uma aula muito produtiva, de muito aprendizado e diversão para os nossos adolescentes.

Figuras de linguagem são formas de expressão que destoam da linguagem comum ou denotativa. Elas dão ao texto um significado que vai além do sentido literal, portanto permitem uma plurissignificação do enunciado. Por exemplo, na frase “Fabiano tem muita cara de pau em aparecer aqui depois de tudo que ele me fez”, a expressão “cara de pau” indica que Fabiano não tem vergonha na cara e não que a cara dele, literalmente, é feita de madeira.

Confira algumas fotos da atividade!