Aprendizado ao ar livre traz benefícios para crianças e jovens

O contato com a natureza e o aprendizado ao ar livre trazem inúmeros benefícios para a saúde física, mental, emocional e social de crianças e jovens. Um deles é destacado na pesquisa da Amanda Lloyd, da University of Western Sydney, indicando que habilidades desenvolvidas em ambiente externo permanecem com os estudantes e melhoram seu desempenho durante toda a vida acadêmica.

Registros fotográficos feitos antes da pandemia (Arquivo Pio XII)

Os resultados das aulas ao ar livre apontam crianças mais motivadas e saudáveis. Entre os professores e alunos entrevistados na pesquisa, 92% apontam que se envolvem mais e tem mais interesse pelas aulas quando são externas. Além disso, 85% dos educadores afirmam que o comportamento dos alunos melhora em ambientes externos. E 79%, dizem que percebem o impacto positivo nas suas práticas de ensino.

Como já dizemos no início, são muitos os benefícios. O Manual de Orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria (Grupo de Trabalho em Saúde e Natureza), feito em 2019, destaca que “o contato com a natureza ajuda também a fomentar a criatividade, a iniciativa, a autoconfiança, a capacidade de escolha, de tomar decisões e resolver problemas, o que por sua vez contribui para o desenvolvimento de múltiplas linguagens e a melhora da coordenação psicomotora. Isso sem falar nos benefícios mais ligados ao campo da ética e da sensibilidade, como encantamento, empatia, humildade e senso de pertencimento”.

Registros fotográficos feitos antes da pandemia (Arquivo Pio XII)

Vivendo em áreas urbanas e apartamentos, fica cada vez mais difícil ter acesso à natureza. Mas os alunos do Colégio Pio XII podem usufruir de uma ampla área verde, com árvores, plantas, horta e pássaros para terem contato direto com a natureza durante o recreio e aulas. Isso ajuda no estímulo dos sentidos como: tato, olfato e audição; além de contribuir para o desenvolvimento do trabalho em grupo.

Disciplinas ao ar livre

Adotamos a prática do ensino em ambientes externos há anos e já está no nosso planejamento adaptar praticamente todas as disciplinas para serem ministradas ao ar livre. Entre elas: literatura, língua portuguesa, artes, matemática, história, geografia, filosofia e habilidades socioemocionais.

Além disso, os alunos do Colégio Pio XII já têm um grande diferencial, que é uma horta ao ar livre onde plantam os alimentos, conhecem sua origem e aprendem a aproveitá-los da melhor forma. Estudos e pesquisas, inclusive da Oxford, indicam que crianças que plantam seus próprios alimentos são: mais propensas a comerem frutas e vegetais; adquirem um conhecimento maior sobre nutrição; e possuem maiores chances de manter hábitos alimentares saudáveis por toda a vida.

Registros fotográficos feitos antes da pandemia (Arquivo Pio XII)

Outra aula ao ar livre que faz parte do nosso currículo escolar há muitos anos é a contação de histórias, incentivando desde cedo a leitura. Durante essas aulas, os alunos da Educação Infantil assistem apresentações de teatros dos professores, que se fantasiam e contam histórias.

O ato de contar história também traz inúmeras vantagens: estimula a criança a ler, a ser um bom ouvinte, aguça o imaginário, ajuda no desenvolvimento da oralidade, e muito mais.

Nossa aluna do 2º ano do Ensino Médio, Iolanda Calado, confirma porque o ensino ao ar livre é bem melhor e proveitoso. “Um dos maiores benefícios em estudar ao ar livre é a liberdade, que se torna maior para os alunos na hora de produzir e de responder questões. Se torna um ambiente mais inspirador, em contato com outros alunos, em contato com o ambiente externo do colégio. E, também, a aula se torna mais dinâmica e mais proveitosa para o aluno. As matérias que mais influenciaram meus gostos foram biologia, artes e geografia, onde eu aprendi ao ar livre”, conclui a aluna.

Ensino e atendimento de qualidade

Pensando em todos esses benefícios e sempre priorizando o ensino de qualidade, o Colégio Pio XII possui espaço amplo, área verde ao ar livre, equipe altamente capacitada e disciplinas pensadas para o desenvolvimento acadêmico e pessoal de cada aluno.

Mas não é apenas o ensino que exige qualidade, o atendimento e relacionamento com os alunos e familiares também merece toda nossa atenção.

Registros fotográficos feitos antes da pandemia (Arquivo Pio XII)

No Pio XII, gestores e mantenedores atuam presencialmente em todas as áreas do colégio, junto com a equipe, para garantir que os problemas sejam resolvidos com maior agilidade e eficiência. Essa atuação estabelece aproximação e acolhimento com as demandas dos alunos e familiares, proporcionando um ambiente de construção mútua entre escola e famílias.

O cuidado em estar sempre comunicando, mesmo à distância, como estamos fazendo atualmente, faz com que os pais sintam segurança em manter seus filhos no colégio, sabendo que por mais problemas que tenham, eles serão ouvidos e terão a oportunidade de dialogar para resolver qualquer questão.

Quer saber mais e fazer parte da Família Pio XII?

Entre em contato pelo e-mail colegio@pioxii-es.com.br ou pelo telefone (27) 99258-0794.