10 temas de Atualidades para o Enem - Colégio Pio XII

Notícias

Assuntos atuais não são frequentes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois as questões da prova são escolhidas com meses de antecedência. Por motivo de segurança, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) não revela quando a prova é fechada, mas estima-se que seja entre maio e junho.

Então não preciso estudar atualidades para o Enem? Não é bem assim! Assuntos que estão sendo comentados há algum tempo também podem ser considerados como atuais e têm chance de aparecer na prova.

Selecionamos então os 10 temas de atualidades para o Enem. Confiram:

1 – Fake News

As notícias falsas (fake news – inglês) são motivo de preocupação em vários países, pois interferem negativamente em áreas como política, economia, saúde, segurança e educação.

2 – Epidemias

Em 2018, algumas doenças que estavam erradicadas retornaram, como o sarampo, poliomielite, rubéola e difteria. A crise financeira brasileira e, consequentemente, a precariedade com que vivem várias famílias contribuíram para o retorno dessas doenças. Além disso, o surto de sarampo em Roraima tem relação direta com a imigração de venezuelanos.

3 – Crise na Venezuela

Quem vai fazer o Enem tem que ficar ligado no que está acontecendo na Venezuela. Embora a crise econômica, política e humanitária do país de Nicolás Maduro esteja sendo noticiada mais frequentemente no segundo semestre por causa dos refugiados em Roraima, a situação da Venezuela é complicada há anos.

4 – Refugiados e Imigrantes

A onda de refugiados e imigrantes não acontece só no Brasil. A Europa encara esse problema há alguns anos, em razão das guerras e terrorismo no Oriente Médio e África. O caso mais grave é o da Síria, onde boa parte da população fugiu do país por causa de uma guerra civil que já dura sete anos.

5 – Coreias

O Enem pode cobrar dos participantes o que originou a separação das Coreias e a situação do regime ditatorial da Coreia do Norte. Apesar do isolamento econômico, o país presidido por Kim Jong-un chamou atenção do mundo por conta dos testes nucleares.

6 – Governo Trump

Falando em Donald Trump, o presidente americano segue com as medidas polêmicas. A que mais chamou a atenção em 2018, sendo capa de muitos jornais, foi a aplicação uma lei dos anos 50, que previa que filhos de imigrantes sem documentos poderiam ser separados de seus pais.

7 – Minorias e Direitos Humanos

O respeito aos direitos humanos é uma marca das provas do Enem. Vários grupos considerados minoritários já foram abordados na prova, como crianças e adolescentes, idosos, mulheres, negros e deficientes físicos.

Como dica, o candidato pode treinar redações cujos temas são grupos ainda não abordados no Enem, como refugiados, índios e Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais ou Transgêneros (LGBT).

8- Meio ambiente

Os domínios ambientais, a relação do ser humano com o meio ambiente e as causas e consequências do efeito estufa são temas que podem ser solicitados em diversas matérias do Enem, como Geografia, Ciências e até mesmo em Redação. O estudante deve estar atento principalmente aos problemas causados pela ação humana, como a poluição, e a crise hídrica.

9 – Eleições

Com as eleições no Brasil, outra possibilidade é que o Enem tenha alguma questão relacionada à política, seus conceitos, cidadania e os diretos da população. A prova de redação também pode abordar esse tema.

10 – Greve dos caminhoneiros

A greve dos caminhoneiros literalmente parou o Brasil em maio. Os protestos evidenciaram a dependência do país pelo transporte de cargas por rodovias e uso de combustíveis fósseis. Desde o Governo JK, o país parou de investir em ferrovias e, atualmente, as rodovias representam 60% do transporte de carga do Brasil.

Quem ai já esta atualizado desses assuntos? Vamos estudar bastante e Boa Prova!