1º Ano C aprende na prática a importância da músidca para a saúde emocional - Colégio Pio XII

O professor de Música Guilherme Gouveia ministrou uma aula maravilhosa com os alunos do 1º Ano C. O professor deu super dicas que como usar a música em momentos difíceis para ele. Para tanto, ele se baseou no fato de que, já tendo os nossos pequenos aulas de música, é possível encontrar nela um mecanismo para equilibrar mudanças de humor. Para os responsáveis nós explicamos melhor: por conta das características rítmicas e repetitivas, a música age no neocórtex, uma região do cérebro onde estão as áreas mais desenvolvidas do córtex, acalmando e reduzindo a impulsividade.

Esse fato é comrpovado tamtém pir nossas escolhas musicais diárias. Ou seja, nós escolhemos músicas que ou combinem com o nosso estado emocional atual – o que pode nos manter em um estado de tristeza, raiva ou ansiedade, dependendo da situação, por mais tempo que o necessário – ou que possam nos ajudar a mudá-lo para melhor. Para tornar essa atividade mais benéfica para a mente, uma sugestão é ir mudando, aos poucos, o tipo de música que estiver ouvindo em um momento de dificuldade para algo mais sereno e otimista. Eles amaram cantar e dançar ao som de ritmos que os deixaram mais serenos.

lucasepriscila.com.br