1º ANO A ESTUDA MEDIDAS COM EXPERIÊNCIAS NO LABORATÓRIO - Colégio Pio XII

A turma do 1º Ano A está estudando com a professora Maria Angela sobre medida padrão de capacidade, nas aulas de matemática. Para enriquecer a aula e trabalhar a interdisciplinaridade, a professora levou os alunos ao Laboratório de Ciências, onde eles puderam ver de perto e na prática como funcionam as medidas das quantidades.Valendo-se de alguns instrumentos do laboratório, como béquers e provetas, e do auxílio da professora Lorayne Pedrosa, os alunos foram assimilando o conteúdo, e perceberam que nem sempre a nossa visão nos dá uma boa noção quando se trata de medidas e quantidades, pois podemos nos enganar, achando que determinado recipiente, devido à sua forma, comporta mais ou menos do que realmente é possível.Os alunos trabalharam as medidas de 1 litro, 500 ml e 250 ml, e entenderam a relação que existe entre elas, como por exemplo: 1 litro contém duas vezes 500 ml, e quatro vezes 250 ml, assim como 500 ml contém duas vezes 250 ml.Eles também levaram alguns copos de 200 e 250 ml para o laboratório, e ao enchê-los com 1l de líquido, puderam perceber que a quantidade de copos e a capacidade eram inversamente proporcionais. Os alunos aproveitaram o ambiente e fizeram as atividades da apostila que eram relacionadas ao assunto.A turma gostou bastante de poder ver na prática um conteúdo que poderia ser trabalhado de forma mais “mecânica’’, mas que foi bem divertido e de fácil compreensão.