1º e 2º ANO DO EM APRENDEM O GÊNERO DO DISCURSO NA PRÁTICA - Colégio Pio XII

O Professor Gustavo Cassel, já há algumas semanas, vem trabalhando o gênero discurso com os alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio. Ele propôs aos alunos que se dividissem em grupos e, pensando como partidos concorrendo a uma votação, criassem um discurso para que um indivíduo de cada grupo se apresentasse como candidato a representante de turma.O objetivo do projeto era desenvolver a capacidade de argumentação e persuasão do público alvo, além de trabalhar com a fala. Os alunos capricharam na imaginação para agradar o resto da turma com propostas de melhorias na escola e, tentando sempre representar uma maioria, fizeram pesquisas dentro do Colégio. Os estudantes apresentaram projetos tanto de melhorias físicas quanto de interação dentro do ambiente escolar com os funcionários.O aluno Vinícius Lopes, que ganhou a fictícia votação da 2ª série, impressionou com suas ideias diferentes: ele discursou acerca da participação dos alunos em projetos como o Sarau Literário, que muitas vezes são a chance de um estudante que não se destaca tanto em uma área de humanas ou exatas, e sim nas áreas artísticas, que pôde ser notado com as atuações e apresentações espetaculares como as que tivemos no Sarau Literário 2017. Ele ainda propôs que tivéssemos outros projetos do modelo, como concursos de literatura ou de música.