PROJETO GÊNEROS 2017 É ENCERRADO COM CHAVE DE OURO! - Colégio Pio XII

Na segunda-feira (28/11) foi realizada a apresentação do Projeto Gêneros, que vem sido abordado o ano todo pela Professora Lorayne Pedrosa, Agenildes Faria, Josiane Flegler e Paulo Henrique.O projeto conta com a interdisciplinaridade entre as matérias de biologia, literatura, matemática e artes, onde a proposta foi mostrar e respeitar a diferença entre os gêneros para uma convivência mais harmônica no futuro. Após a leitura do livro “Menina Mãe” de Maria da Glória Cardia de Castro na aula de Literatura, a turma do 8º ano debateu o tema da gravidez na adolescência com as professoras de literatura e biologia, entendendo tanto os aspectos sociais como os biológicos. Simultaneamente, a turma da 1ª série do EM também começou a debater o assunto nas aulas de biologia.  A segunda fase do projeto, contou com a “Helena”, nova integrante da turma do 8º ano. A Helena era uma boneca, que deveria ser cuidada por duplas da turma, assim mostrando as dificuldades e responsabilidades da gravidez e, também, da criação de um filho na adolescência.  Nas aulas de matemática, os alunos trabalharam os custos de se ter um filho.Para fechar o projeto com chave de ouro, no dia 28 de novembro foi realizado um momento muito especial com as turmas participantes, com apresentações para todo o Colégio. O 7º Ano performou a canção “Daqui Só Se Leva Amor” do Jota Quest e também “Oração” da Banda Mais Bonita da Cidade.  A aluna Lívia Baptista, do 6º ano, apresentou um texto de próprio cunho da sua visão sobre as diferenças entre os gêneros, vale lembrar que ela tem apenas 11 anos e já entende bem do assunto. Pudemos assistir à 2ª Série apresentando diferenças quotidianas nas relações entre homens e mulheres, assim prendendo a atenção de todos para a importância do assunto discorrido.

E para encerrar, o 7º ano ainda trocou cartas com os colegas de turma, falando sobre amor, amizade e respeito, e demonstrando os sentimentos de uma forma que não é abrangida no dia a dia.Queremos parabenizar todos os professores e alunos envolvidos no Projeto Gêneros 2017, foi um sucesso total!