2° ano cria esculturas folclóricas utilizando papel machê!!! - Colégio Pio XII

A Professora Neide Oliveira desenvolveu um projeto incrível com os alunos do 2° ano do Ensino Fundamental I. Orientados por ela, a turminha produziu esculturas do zero, partindo da matéria prima até a arte final. O projeto durou cerca de 1 mês para ser finalizado.

Para a produção, temos que ver primeiro a teoria para depois irmos para a prática. Por isso, a Professora Neide ministrou para os alunos noções de reciclagem, as diversas esculturas que podem ser feitas com a matéria prima e vários artistas que puderam servir de inspiração para os alunos.

Orientados pela Professora Neide a turminha fez o papel machê, que é a matéria prima das esculturas. Ele é feito utilizando papel higiênico, trigo e cola. Como estamos em época das tradicionais festas juninas, cada aluno confeccionou uma escultura do Boi-Bumbá, que é uma dança do folclore popular brasileiro que teve origem no estado de Pernambuco.

Depois de confeccionadas, as esculturas levaram certa de uma semana para secar. Logo após a secagem, os alunos puderam pintar e enfeitar seus boizinhos. A turminha aproveitou o aprendizado com as aulas de reciclagem, utilizando galhos secos para fazer os chifres do Boi-Bumbá. Além disso, os alunos levaram suas esculturas para casa para que pudessem fazer a roupa do boizinho juntamente com a família.

Ações como essa, são fundamentais para o desenvolvimento do aluno. Com a produção, trabalhamos não só a confecção, mas também noções de sustentabilidade. Além disso, o conhecimento de artes tem papel importantíssimo para a construção da linguagem e da auto expressão do aluno. Trabalho incrível! Parabéns, Professora Neide!