Há cinco anos o Pio XII implantou no Colégio o Dia da Gentileza, e a data escolhida foi o Dia da Democracia, com a finalidade de ressaltar que o povo brasileiro tem a liberdade de expressão garantida, pode e deve eleger seus dirigentes através do voto, tem o direito de ir e vir garantido, e também o direito de protestar contra o que lhe parece errado, em qualquer esfera, ou seja, o Brasil vive uma democracia plena, graças a Deus, e como a cada direito corresponde um dever, sentimo-nos na obrigação de plantar na mente e no coração do nosso aluno o entendimento de que o exercício da democracia e a atitude da gentileza podem e devem andar em permanente harmonia.

Especialmente com o intuito de fazer com que ações gentis permeiem o dia a dia dos nossos alunos e funcionários, desde 2009 escolhemos o Colaborador Gentil do ano, e o premiamos na presença de toda a comunidade escolar, durante o Momento Cívico da data. A grande homenageada de 2013 é a Professora de Língua Portuguesa Agenildes Forrechi, por sua atitude sempre amável, delicada e que se destaca realmente no quesito mais importante da premiação: a gentileza.
Nos anos anteriores foram premiados os queridos e carismáticos Robson Mauro, Paulo Jardim, Rozimar Pessin e Tania Regina Souza, todos eles merecedores da unanimidade no quesito, no Pio XII.
Dona Thereza também fez questão de frisar que realmente acredita que a fórmula da PAZ é um CI³ – Civilidade, Civismo e Cidadania, como ela sempre repete. E destacou a importância da democracia e da liberdade na vida de todo ser humano, fez um breve relato do que viu e vivenciou em sua juventude, nos anos de chumbo da ditadura militar, e fez uma séria reflexão sobre como a democracia depende da atitude de cada cidadão e do conjunto da população.
Nesse dia, o colégio foi contagiado pela gentileza, e nossos alunos e colaboradores se abraçaram numa demonstração de afeto, e dessa forma tornaram o Colégio um lugar mais agradável enquanto espaço de convivência e de estudo.

Clique aqui para ver mais fotos.

