A professora Ivaneide Oliveira buscou um jeito novo para a turma do 2º ano B aprender a disciplina de Matemática. Ela, após utilizar o material dourado, confeccionou junto com os alunos o ábaco. O intuito foi de tornar o aprendizado mais simples e intuitivo, com demonstração prática do conteúdo.
O instrumento foi produzido à partir de materiais recicláveis, como caixa de ovos, palito de churrasco e tintas. Assim, foi possível trabalhar também a mistura de cores, aprendendo sobre as primárias e as secundárias. Tudo teve início na sala de aula. Mas, com o tempo, ela ficou pequena e a reunião foi feita no pátio da escola.
Lá, os alunos puderam entender diferentes estratégias de cálculo, e novos meios de realizarem as operações de adição e subtração. Também foi notada uma melhor compreensão do reagrupamento e separação de unidades, centenas e dezenas.
Por fim, a história do ábaco será estudada pelos alunos no decorrer da semana. Com isso, foi possível concluir que houve uma diferença significativa nas aulas de matemática. Os alunos puderam entender melhor sobre o conteúdo e se tornaram mais ágeis ao desempenharem os exercícios.




