O Congresso Nacional , em 1965, oficializou 22 de agosto como o DIA DO FOLCLORE BRASILEIRO, como forma de valorizar as histórias, personagens, costumes, danças e outras manifestações culturais da raiz do povo brasileiro.

A palavra “FOLCLORE” vem do idioma inglês, sendo FOLK significando ‘povo, nação, raça’ e LORE, que significa ‘ato de ensinar, instrução, educação, lição’. Dessa forma, a cultura popular ganhou mais importância no mundo cultural brasileiro e mais uma forma de ser preservada e perpetuada de geração para geração.
Após estudarem tudo sobre Folclore e já saberem todas as curiosidades, a Profª Maghdielly Mombrini, da turminha do 2º Ano A, teve um ideia genial e super criativa sobre o que estudaram na semana do dia 22.

Com apoio da Profª Gicélia Moreira, de Educação Musical, as crianças, reuniram-se na quadra poliesportiva do Colégio Pio XII com convidados mais que especiais, alunos e Professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, para uma apresentação musical.

Para que essa apresentação pudesse sair linda, os alunos que se apresentaram confeccionaram em sala de aula com a Profª alguns instrumentos musicais feitos com sucata, grãos de arroz e feijão, e depois cada aluno customizou o seu instrumento e outros já trouxeram prontos.

A música apresentada para os colegas foi a do famoso músico, cantor e compositor Martinho da Vila, que nasceu e viveu no Rio de Janeiro, mas sempre vinha ao Espírito Santo, à nossa Vila Velha, no bairro Barra do Jucu, onde frequentava as bandas de congo e compôs a famosa música Madalena, Madalena. Foi lindo de se ver! Quem sabia a música, cantou junto!
Parabéns pela iniciativa, Profª Maghdielly e Gicelia! E parabéns pelo talento, turminha do 2º Ano A!

