2º Período A faz experiência de Ciências - Colégio Pio XII

A experiência de plantar o feijão em um potinho com algodão e água e observar ele crescer e desenvolver é uma das mais difundidas nas aulas de Ciências. Esta clássica atividade pode ser de muita importância para a introdução do aprendizado sobre plantas. Com ela as crianças acompanham desde a germinação da semente até o crescimento de caule, folhas e flores. Os alunos aproximam-se da natureza e adquirem conhecimento enquanto se divertem com suas “plantações”.
A Professora Claudia Coelho, junto à sua Auxiliar Mariane Brum, lecionaram esta atividade para a turma do 2º Período A. Eles amaram o plantio e acompanharam o crescimento de cada plantinha. Segundo a professora, essa atividade possibilita vários ensinamentos. “Esse tipo de atividade dá condições para que nossos alunos analisem a situação e tomem consciência das variáveis envolvidas, refletindo a respeito, até elaborar, em alguns casos, explicações causais para o fenômeno estudado”, afirmou Claudia Coelho.

Para a mesta é preciso ressaltar a imortância de mostrar ao aluno  que ele tem o problema inicial ( que seria o plantar) para resolver, mas que é necessário o orientar em todos os outros estágios ele faça a devida observação. Só assim, o aprendizado possibilitado por essa experiência será apreendido em sua totalidade.