2ºs anos conhecem os autores do livro infantil Golo - Colégio Pio XII

A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios aos leitores e quando estimulada desde a infância os impactos positivos podem ser muito maiores. Por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa. No Colégio Pio XII seguimos essa premissa com muita seriedade, mas também com criatividade.

Outro fato do qual nos orgulhamos é a inserção de autores capixabas na nossa grade de livros paradidáticos, além de os inserirem em nossa biblioteca. Foi muito prazeroso, e inesquecível para nossos alunos dos 2ºs Anos A, B, C e D que tiveram a oportunidade de conhecer e conversar com os autores do livro Golo, dos capixabas Gabriel Vogas e Thiago Egg. O livro conta a história de Golo, uma criança alienígena que não conseguia participar de nenhuma brincadeira porque ele é diferente.

Só que esse serzinho super especial não se deixa abater. Ele pega sua bicicleta espacial e sai em busca do jogo que todos possam jogar. Nessa jornada, ele conhece alguns seres bem famosos e vai parar em um planetinha azul onde um grupo bem diverso de crianças jogam bola…
A mensagem principal do livro é para que a prática do esporte seja realizada com o espírito principal de diversão e inclusão, participação de todos, respeito pela diversidade (com um foco especial ao respeito de gênero), entendimento que o adversário do jogo não é inimigo (e que competitividade é diferente de agressividade), saber perder e saber ganhar.

Há algum tempo as rodas de leitura vêm fazendo parte da rotina de muitos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Realizadas quase sempre no início do dia, nelas os alunos apreciam diferentes tipos de textos e compartilham suas impressões acerca das obras lidas em voz alta pelo professor ou pelos próprios colegas que retiram regularmente títulos do acervo escolar para apreciá-los em casa.

Um dos grandes desafios encontrados na prática dessa atividade é o de construir e aprofundar sentidos em torno das leituras comuns, criando um espaço sistemático de convivência e de relacionamento entre leitores, livros e autores Além disso, esse trabalho possibilita a experiência do compartilhar, comparar se o que entenderam é o mesmo que o autor pensava e até sugerir outros desfechos para o livro. Afinal, criatividade é o que não falta para essa criançada super inteligente.