3º Ano C realiza confraternização de final de ano - Colégio Pio XII

Continuando no clima de fim de ano, temos belos registros da turma do 3° ano C da Tia Dani realizando o seu “Amigo X”! No período natalino
asmuitas são confraternizações entre amigos, familiares e… pelo Amigo Secreto, é claro! Em nosso colégio não poderia ser diferente, muitas turmas realizaram alguma versão dessa brincadeira. Mas, vocês sabem de onde veio esse hábito tão difundido no Brasil?

Na realidade ninguém sabe precisamente onde esse gostoso hábito ( quando é “amigo-chocolate então…) foi criado. Há a versão de que essa essa tradição surgiu há centenas de anos, na Grécia antiga, quando os gregos presenteavam pessoas importantes escolhidas aleatoriamente. Outra versão aponta que a brincadeira surgiu por volta do século XVIII, quando os povos nórdicos trocavam presentes ao amanhecer para celebrar o pacto com deuses. A versão mais moderna é de que na crise de 1929, no EUA, amigos de trabalho queriam presentear uns aos outros, mas o país enfrentava essa crise e grupo decidiu fazer a brincadeira que lá é conhecida como Secret Santa.

Em nosso lindo país chamamos a brincadeira de Amigo Secreto, Amigo Oculto, ou Amigo Invisível. Ainda temo a versão mais popular entre os estudantes que é o conhecido “Amigo-Choco”, onde os presentes são chocolate. Esse meninada adora. Seja qual for o nome dado, a brincadeira é super divertida. Principalmente as partes das dicas para que os participantes advinhem quem foi a pessoa sorteada.Esse normalmente é um momento repleto de risos, erros, acertos…

Com a turminha do 3º Ano C foi assim, um super amigo oculto já que os alunos participantes traziam as lembrancinhas sem saber quem seria seu “Amigo Oculto”. A tia Dani fez o sorteio em sala de aula, deu um tempinho para que seus alunos pensassem nas cracterísticas do amigo que sorteou e logo depois foram até o pátio do Colégio para presentear e viver esse último momento de confraternização antes das férias escolares. O nosso presente nada oculto para vocês, são essas fotos maravilhosas!