4° ano B aprende sobre a importância dos fungos com a Professora Érika Lemos - Colégio Pio XII

Os fungos, juntamente com alguns tipos de bactérias possuem um papel ecológico muito importante: a decomposição.  Além disso, os fungos também podem ser usados para várias funções econômicas como fabricação de pão, vinhos, cerveja e até para alimentação, como é o caso do champignon. Vale ressaltar também, que alguns fungos ainda são utilizados na fabricação de antibióticos, como é o caso da penicilina.

E para explicar o processo de decomposição para a turma do 4° ano B do Ensino Fundamental I, a Professora Érika Lemos fez uma experiência incrível com os alunos. Ela preparou duas amostras de pão, em uma delas foi adicionado um pouco de água para que amostra fique úmida e, juntamente com o calor, incite a proliferação de fungos.

Após uma semana os alunos voltaram ao laboratório para analisar as amostras e assim puderam ver a diferença entre um pão, que ficou seco e bem armazenado, de outro pão que foi umedecido e abafado.

Um dos objetivos da experiência foi mostrar aos alunos a importância de se armazenar bem os alimentos, pois, assim como as bactérias, os fungos podem causar intoxicação e diarreias, principalmente se a pessoa for alérgica a estes microrganismos.