4º ANO APRENDE SOBRE SUBSTANTIVOS NA PRÁTICA! - Colégio Pio XII

A turma do 4º Ano está aprendendo, na disciplina de Português, sobre os substantivos próprios e comuns com a professora Levinice Teixeira e sua auxiliar Mickaelle Zucolotto. Em sala eles aprenderam que os substantivos próprios são aqueles que particularizam seres, distinguindo-os, como por exemplo: nomes de países, estados, entidades, nomes pessoais, etc. Já os substantivos comuns designam seres que compartilham características em comum, porém sem especificar, como por exemplo: casa, menino, escola etc.

Para se apropriar mais do conteúdo, os alunos foram até a Biblioteca e o Laboratório de Informática. Alguns usaram sites da Internet que traziam jogos educativos, para exercitar o conteúdo de forma lúdica. Já os que ficaram na biblioteca fizeram uma atividade usando livros. Eles faziam a leitura da história, e no decorrer dela identificavam os substantivos e aproveitavam para reconhecer se eram próprios ou comuns.

Os alunos gostaram bastante da atividade. Temos certeza de que os conteúdos que são exercitados de forma prática são memorizados  mais fácil e por muito mais tempo, por isso é tão importante o lugar do lúdico no aprendizado!