4º ANO FAZ EXPERIMENTO SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL! - Colégio Pio XII

Os alunos do 4º Ano estão estudando com a professora Isacélia Soares sobre o aquecimento global e o efeito estufa. Em sala, eles viram que o Efeito Estufa é um processo natural do nosso planeta, que mantém a Terra aquecida. Se ele não existisse, talvez não seria possível existir vida aqui, porque a temperatura seria muito mais baixa na superfície terrestre.  Já o processo de aquecimento global é uma intensificação do efeito estufa. Com o aumento de gases poluentes na atmosfera, o calor que deveria ser devolvido para fora do planeta fica retido, aumentando a temperatura. Isso faz com que a Terra pareça uma estufa, o que tem graves consequências, como a extinção de vários animais e o derretimento de geleiras, aumentando o nível do mar e até mesmo ameaçando a vida humana em cidades litorâneas. Com todo esse arsenal teórico, os alunos puderam compreender muito bem o experimento que foi feito no Laboratório de Ciências. Usando uma caixa coberta com papel laminado (representando o universo), papel filme (representando a atmosfera) , um copo com água ( a Terra) e uma lâmpada ( o Sol), eles puderam perceber o aumento na temperatura da água, que foi medida com um termômetro. Nossos pequenos cientistas gostaram demais do experimento, porque foi uma maneira prática de aplicar os conhecimentos que aprenderam, o que tornou o aprendizado muito mais real e simples.