4º  ANO  FAZ  FILTRO  DE  GARRAFA  PET - Colégio Pio XII

O tema “Água” é algo que vem preocupando muito nos últimos tempos. Alguns locais do mundo já sofrem com a escassez dela, e nós temos que valorizar ao máximo esse bem imprescindível à vida no planeta.

Os alunos do 4º Ano estão aprendendo, através da apostila da Maxi e com auxílio da Profª Ranieli Alves, sobre o tratamento de água.
IMG_7732

Após um período estudando dentro de sala a teoria, hora da garotada trabalhar e conhecer na prática como funciona o processo de filtração. Para isso, os alunos foram até o pátio do Colégio e construíram um filtro de água, usando com materiais recicláveis.
IMG_7719

IMG_7718

Esse método foi oferecido pela apostila da Maxi, como experiência, e a turma realizou o experimento acompanhando o passo a passo, a fim de entender como funciona o sistema de purificação da água.
IMG_7734

IMG_7729

Com ajuda da “Tia Rani”, os alunos sentaram em circulo e cada um começou a montar o seu próprio filtro, colocando todos os ingredientes em ordem: algodão, carvão, areia fina, cascalhos e finalizando com água barrenta.
IMG_7725

Ao se colocar a água barrenta, ela passa por todo o processo de filtração e chega lá embaixo mais limpa.

IMG_7741

IMG_7743

Os mais aventureiros podem misturar água e terra dentro da garrafa PET, já que as partículas do barro são maiores e ficam retidas no filtro. Quem fizer essa experiência vai perceber que a água barrenta fica um pouco turva, e pode ser filtrada novamente, até ficar o mais transparente possível.

Foi uma experiência muito interessante para  os nossos alunos. Eles amaram e já querem fazer mais!