4º e 5º ANO FAZEM VISITA À ESCOLA DA CIÊNCIA-FÍSICA EM VITÓRIA! - Colégio Pio XII

O estudo de Ciências mostra que há sempre inúmeras explicações por trás de tudo o que acontece. Com o objetivo despertar ainda mais a curiosidade, e enriquecer o estudo sobre a ciência e os fenômenos científicos, nossos alunos do 4º Ano e 5º Ano fizeram uma visita à Escola da Ciência-Física da Prefeitura de Vitória, localizada no Parque Moscoso. Com a orientação dos monitor, os alunos testaram diversos equipamentos, tornando a saída pedagógica bem mais divertida. O 4º Ano visitou a Escola na Terça-feira, dia 17, acompanhados das professoras Isacélia Paes e Mickaelle Zucolotto, enquanto o 5º Ano fez a visita hoje, dia 24, acompanhados das professoras Valkize Castelan e Mickaelle Zucolotto.

A Escola da Ciência-Física tem a proposta de popularizar a física, abordando conceitos ligados à eletricidade, à óptica e à mecânica de forma a encantar os visitantes. Durante a visitação, um monitor apresenta ao público todos os equipamentos presentes no museu de ciências. É possível testá-los, tornando o roteiro ainda mais divertido. Assim, o visitante é capaz de experimentar a desorientação espacial ou a escalada em uma parede de oito metros de altura, situações incomuns no dia a dia.

Alguns dos experimentos que as crianças puderam experimentar foram a Parede escalada, que lida com os conceitos de equilíbrio peso e gravidade, o Giroscópio humano ou Gyrotec, que simula a falta de orientação espacial, sensação vivida pelo ser humano na ausência de gravidade. O giroscópio é utilizado pela Agência Espacial Americana (Nasa) no treinamento de astronautas. Além disso, também viram o Espelho plano, que ressalta a diferença que existe entre a representação natural do objeto e a imagem apresentada pelo espelho plano.

A saída pedagógica foi, sem dúvidas, muito divertida para todos os alunos, e além do mais, os fez aprender de um jeito mais fácil e leve, rendendo mais do que o ensino apenas em sala de aula.

Confira todas as fotos na nossa Galeria!