4ºs e 5ºs Anos têm aula de Arte com proposta inovadora - Colégio Pio XII

Por entender que o ensino da Arte nos segmentos iniciais  favorece a imersão das crianças e jovens em diferentes linguagens e expressões, possibilitando um melhor desenvolvimento de habilidades gestuais, verbais e intelectuais, que nós procuramos desenvolver o maior número possível de atividades nesta matéria. E também as mais criativas possíveis.

E o melhor desenvolvimentos dessas habilidadess são fatores imprescindíveis para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes do seu papel na sociedade. A Arte com objetos do cotidiano auxilia nossos alunos na interpretação das informações externas que recebem, o que aguça a sensibilidade e a capacidade de testar diferentes estilos, é uma ferramenta útil para as crianças poderem expressar sentimentos e para estimular a criatividade.

Essa disciplina tão plural permite que aos estudantes percebam o mundo de uma forma pessoal e única, ao recriá-lo por meio de uma expressão pessoal que jamais será igual aos dos demais colegas. Afinal, cada estudante ao desenvolver uma atividade nessa área é capaz de observar, pegar determinado material e transformá-lo naquilo que concebeu em sua mente. Com isso, ela está assumindo um papel proativo e construindo algo.

O uso de materiais e a criação de diferentes formas também são atividades que contribuem para elevar a autoestima dos alunos. Isso porque eles percebem as habilidades que vão desenvolvendo ao longo do tempo e passam a ganhar mais confiança naquilo que são capazes de realizar.  Na última aula de Arte do mês de Junho, a professora Penha Pompermayer propôs uma atividade com o objetivo de despertar a habilidade criativa dos alunos. Para isso, as turmas dos 4ºs e 5ºs Anos, do período vespertino, assistiram um vídeo com o passo a passo sobre a técnica de construção do rosto de uma criança. A atividade foi um sucesso!